Marketing digital: o que é e para que serve?

A imagem mostra de forma simplificada como que funciona, o marketing digital.

Descubra tudo sobre marketing digital, conceito tão importante para as empresas e profissionais que querem alavancar seu negócio no mundo digital! Quer atrair novos clientes, melhorar o relacionamento com os existentes e ainda desenvolver a identidade da sua marca? Invista em marketing digital!

O que é marketing digital? É toda a propaganda de produtos que acontece através das mídias digitais. É uma forma simples e rápida que as empresas têm de conversar diretamente com seu cliente. Porém, as empresas precisam ficar atentas, já que surgem diariamente novas maneiras de aplicar essa estratégia.

Marketing digital como funciona? Através dos principais canais digitais, blogs, mídias sociais, motores de busca como o Google o Bing, sites, e-mail marketing, entre outros. Assim, para definir o melhor caminho e quais redes sociais sua empresa deve investir, é preciso fazer um estudo da sua persona e verificar em quais destes canais ela está.

Diferente do marketing comum, o marketing digital significado com atração, ele atrai um possível cliente para sua empresa e não ao contrário. Por isso, sempre trabalhamos com conteúdo que tenha poder de atração!

A imagem mostra de forma simplificada como que funciona, o marketing digital.

Marketing digital, quais são seus conceitos?

Assim, como o marketing tradicional possui seus conceitos, o digital também possui alguns, vamos entender como funciona o marketing digital. O principal conceito é a persona, ela é um perfil semifictício, que tem como base consumidores reais e representam o comprador ideal.

Esse perfil é usado para criar, segmentar e direcionar as ações para as pessoas certas, evitando desperdício de tempo e dinheiro. Assim, criar essa persona também auxilia no aumento do seu retorno sobre investimento. Outro conceito essencial é o lead, ele representa uma oportunidade de negócio, um visitante se torna um lead a partir do momento que ele permite a comunicação da empresa. Então, essa permissão acontece através da troca de um material, seja e-book, newsletter ou outro produto digital, por sua informação de contato.

No momento de fazer essa troca, sua empresa precisa ficar atenta às informações chave que irá solicitar, elas devem ser relevantes o suficiente para que você possa identificar seu potencial consumidor. A partir dessa troca, você passa a nutrir esse lead com informações relevantes ao seu negócio, até que esteja pronto para efetuar uma compra.

Portanto, essa etapa de nutrição se encontra dentro do funil de vendas ou jornada do consumidor. Aliás, são as etapas em que um lead passa até tomar a decisão de compra, iniciando pela compreensão do seu problema, a consideração e decisão de compra. Trabalhar com marketing digital, ainda exige outros conceitos como landing page, SEO, CRM, CMS, CTA, fluxo de nutrição, entre outros.

 

Estratégias de marketing digital para sua empresa

Entendidos alguns pontos importantes, agora é o momento de aprender como fazer marketing digital. Existem várias maneiras de aplicar o marketing digital na prática, é importante entender quais ferramentas de marketing digital fazem mais sentido para o seu negócio.

  • Inbound Marketing: seu objetivo é fazer com que sua empresa seja encontrada pelas pessoas. Isso acontece após criar sua persona, você entende quais são suas dores e cria conteúdos que ofereçam uma solução para essa dor, desejo ou anseio que essa persona tenha.
  • Marketing de conteúdo: o objetivo é posicionar sua empresa no momento certo da jornada de compra, oferecendo as melhores soluções. Esse posicionamento ocorre através da publicação de materiais e informações relevantes, que geram atração e conversão. Para isso, os canais mais usados são os blogs e redes sociais.

Entretanto, se você não faz ideia de qual estratégia é melhor, ou como montar e analisar uma estratégia que dê resultados. O ideal é contratar uma agência de marketing digital para auxiliar a sua empresa.

Uma agência especializada possui um analista de marketing digital, esse profissional irá entender o perfil da sua empresa, o nicho de atuação e montar a sua persona. Então, só depois desse estudo preliminar é que ele irá traçar a melhor estratégia para sua empresa. Assim, contar com uma empresa de marketing digital, fará com que você tenha um melhor retorno sobre investimento.

 

Por que você deve investir nessa estratégia digital?

Já oferecemos algumas dicas sobre marketing digital, explicamos conceitos, ferramentas, estratégias e a melhor maneira de ter um maior retorno sobre investimento. Mas ainda não falamos o porquê sua empresa precisa investir nessa estratégia digital!

Essa é uma estratégia de divulgação que tem melhor retorno sobre investimento! Tem casos de clientes que chegam a ter um retorno de 20x maior que o valor investido! Você deve investir para aumentar a relevância da sua empresa na internet! Quanto mais relevância, mais pessoas encontram sua empresa e mais negócios são fechados!

Para se tornar uma referência no mercado! Você como empresário sabe da importância de ser uma referência no mercado e com essa estratégia, isso é possível! Além disso, existem outros motivos para você investir, a possibilidade de segmentação de públicos e facilidade na análise de resultados! Agora que você já sabe tudo sobre marketing digital, o que está esperando para entrar em contato com uma agência de marketing digital e fazer o seu negócio decolar online?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *